Pular para o conteúdo principal

Primeiras consultas após a Translucência Nucal

Depois do choque que tivemos ao fazer a TN ficamos ansiosos para uma consulta, até chegamos ir na emergência da Maternidade Pró Matre buscar informações, mas o médico do plantão disse que era um caso ambulatorial e não de emergência e que deveria ter um acompanhamento mais de perto com ultras a cada 15 dias. Oi? Como? Eu disse que só o que eu pagaria em ultras seria o enxoval do Bebê kkk, mas enfim, só ficamos com a cabeça mais cheia e não resolvemos nada. Faltava apenas uma semana para a consulta então nos resta aguardar. Até chegar a consulta foram pesquisas em cima de pesquisas, cada vez uma coisa nova, só Jesus na causa. Chegou o dia tão esperado 09/01/17 e não tínhamos como conter a ansiedade, queríamos sanar nossas dúvidas. Lorenzo não esteve comigo apenas na primeira  consulta, nas demais esteve em todas. Fomos para o ambulatório e esperamos como sempre, eternamente, e para nossa tristeza a médica que fazia meu Pré-Natal não foi nesse dia e também não avisou as atendentes que não iria. Que coisa boa não! Outros residentes foram "Tapar Buraco", triste realidade da nossa saúde hoje, mas enfim, fomos atendidos por outra residente que não pode nos informar muita coisa e disse que quem deveria seguir com nosso Pré-Natal era um médico de Alto Risco. Ai, de novo não!!!! Tá aí outra palavra que nenhuma gestante quer ouvir ALTO RISCO. Primeira consulta que saí chorando, já adiantando não houve nenhuma outra em que eu não saísse assim. Saímos de lá com apenas essa informação e já fomos marcar com o Médico de Alto Risco. Marcamos para o dia 27/01/17 pela manhã na sexta-feira pois ele só atendia nesse dia da semana. foram 18 dias de espera que pareciam eternos. Busquei informações sobre esse médico e só tinha informações boas sobre ele tirando apenas uma coisa, as vezes ele não aparecia na consulta e quem dava seguimento eram os residentes. OK, vamos crer que ele não fará isso com a gente. As pesquisas continuavam, a tormenta estava ali numa constante todos os dias. Nesse período entrei em um grupo no Whatsapp destinado a mães de Bebês com a Translucência Nucal alterada, o grupo se chama TN Aumentada. Nossa, conheci tantas histórias, e foi onde tive conhecimento que a TN aumentada ou não, não significava muita coisa. Vou explicar: Um exame com a TN normal não garante que o Bebê venha nascer sem nenhum problema, assim como a TN aumentada não quer dizer que o Bebê venha nascer com problemas. Vi casos de exames com TN 5mm, 7mm e os Bebês nasceram sem nenhum problema cromossômico ou morfológico. O grupo me fez ver essa situação de forma diferente, não éramos os únicos nisso e lá tive muito apoio de várias mãezinhas e eram de várias partes do Brasil. No começo não compartilhava muita coisa, estava bem crua quanto ao assunto e confesso que queria ter continuado assim, crua. Chegado o dia da consulta fomos bem cedo, depois que fui percebendo que no ambulatório tinha um médico responsável pela equipe e os residentes eram orientados por ele que por sinal seria o Obstetra a dar seguimento no nosso Pré-Natal. Chegou a nossa vez, entramos e já era outra residente. Ela foi muito humana conosco, não adiantou nada sobre a TN teria que ser o Médico responsável que não irei mencionar o seu nome, vou chamá-lo de "Dr X". Ele entrou super extrovertido e brincalhão sentou na nossa frente e pegou nossos exames olhou e a feição dele mudou por um momento, perguntou a outra médica se ela havia conversado com a gente e ela respondeu que não e nesse momento ele começou a falar sobre o exame. Começou nos explicando que o exame TN serve para calcular o risco do bebê apresentar alguma malformação ou síndrome e quando o exame da alterado essas chances aumentam. Resumindo, o exame em si é um prognóstico e não diagnóstico. Como eu tinha lido muito fui logo falando sobre os Marcadores e o "Dr X" me orientou a não ficar com os olhos voltados para isso e que o ideal seria um ESTUDO CITOGENÉTICO para vermos o Cariótipo do Bebê que seria por meio de Amniocentese e já fomos dizendo que não iríamos fazer devido o risco de aborto. Mesmo com um excelente profissional não queríamos correr esse risco. Ele respeitou nossa decisão mas nos explicou qual seria a finalidade da Biópsia . Ele nos disse que caso o nosso bebê tivesse algum tipo de alteração cromossômica os médicos poderiam se preparar para receber o Bebê aqui fora, pois eles poderiam não ter todo o suporte necessário caso o Bebê precisasse. Nossa, como chorei nesse dia, ele foi muito atencioso, permitiu que eu tirasse todas as minhas dúvidas e continuamos a falar da amniocentese. Eu havia pesquisado e vi que o valor do exame variava muito de lugar para lugar. Eles nos indicou onde colher o material e onde levar para análise e disse que todo o procedimento e análise ficaria em torno de R$1.500,00. Ele disse para ficarmos tranquilos e não nos escondeu a possibilidade do Bebê ter alguma alteração cromossômica ou malformação devido a alteração do exame e já saímos de lá com retorno para 15 dias que seria 10/02/17. Eu estava arrasada. Que dor eu sentia, eu nunca pensava em algo "tranquilo", sempre imaginava o pior e isso me consumia. Fomos para casa decididos a fazer a Amniocentese, queríamos fazer de tudo para que o nosso Bebê tivesse todo o atendimento caso necessário. Ao chegar em casa começamos ligar para Laboratórios de Genética, para hospitais e clinicas que realizavam a coleta do material e tivemos um baque! Primeiro eu e Lorenzo conversamos muito sobre o valor do exame, se fosse como o médico havia nos falado conseguiríamos fazer. Eu falava: "Deus abençoe que seja!". Mas não foi como o médico havia dito, ao ligar para cada local tivemos uma surpresa muito desmotivadora. O procedimento de coleta do material sairia por R$1.100,00 ( R$1.000,00 a coleta e R$100,00 a ultrassom), e a análise seria R$1.300,00 ou seja R$2.400,00 todo o procedimento. Infelizmente não dava para pagar e caminhamos por FÉ. Eu queria fazer tudo o que tivesse ao meu alcance para nosso Bebê, minha ótica era para o problema e por alguns momentos eu queria tentar resolver, mas não estava ao meu alcance, não estava em minhas mãos, não dependia de nós, estava muito além de nós. Eu e Lorenzo mais uma vez conversamos e chegamos a um entendimento de que o Senhor nos daria a condição de fazer esse exame se Ele quisesse e se não podemos fazer temos a certeza de que ele cuidará do nosso bebê se necessário equipe, hospital e tudo. Mais uma vez deixamos de fazer por nossas mãos e confiamos tudo em nós ao Senhor. Saber se nosso Bebê tem alguma síndrome não mudaria em nada nosso amor por ele(a), mudaria para os médicos, eles poderiam trabalhar com mais precisão apenas isso. O Senhor quis assim, Amém. Eu estava com 17 semana e 3 dias, todos os outros exames físicos estavam ok, AU(altura Uterina) de acordo com o número de semanas, PA estava ótima, o problema se concentrava apenas na TN do Bebê. Já pensávamos em outra alternativa, como não teria condições para Amniocentese então vamos investir em uma boa Ultrassom Morfológica com um bom médico e descartar qualquer alteração morfológica, já que a parte Genética não tínhamos mais o que fazer, estava no controle do Senhor. Liguei para a Clinica do médico que nos foi indicado na segunda Ultrassom da TN, até cogitamos em fazer lá, cheguei marcar e tudo mas uma amiga que também estava em acompanhamento devido a TN de seu Bebê estar alterada me indicou a Clinica Vitória Medifetus para fazer com o Dr Luiz Cláudio França (Faço questão de informar pois foi um anjo do Senhor em nossas vidas). Liguei para a clinica e pedimos informações sobre a Morfológica em 4D e foi nos passado o tempo gestacional ideal para fazer o exame e Valor. Não foi um valor doce mas queríamos ver ao máximo tudo o que fosse possível em nosso bebê e marcamos para fazer com ele. Marcamos a Morfológica para o dia 09/03/17 às 16h20 pois teríamos consulta com o Obstetra dia 10/03/17. Perdi a consulta de 10/02/17 devido a paralisação da PM, acontece né. Nem queira imaginar o que foi perder essa consulta nessa situação toda, mais de um mês e meio sem ir ao médico. Só o Senhor em nossas vidas, nunca passamos por algo tão difícil em nossas vidas assim... Crises familiares, desentendimentos, dificuldade financeira tudo isso passamos e superamos em Deus, mas agora a história mudou de figura pois se tratava de nosso Bebezinho indefeso, tantas possibilidades, tantos prognósticos negativos e tantos planos sendo desfeitos escorrendo como lágrimas em nosso rosto, confesso se não é Deus em nossas vidas não conseguiríamos passar por tudo isso com um sorriso no rosto, Louvando e Adorando a Deus todos os dias. A luta estava constante em nosso dia a dia mas nunca duvidamos dos feitos do Senhor. 
SE DEUS FIZER, ELE É DEUS
SE NÃO FIZER, CONTINUA SENDO DEUS.
Esse louvor estava em nossos lábios todos os dias.
Deus é Deus independente do que estejamos vivendo, e isso continua vivo em nós... Temos certeza de que o Senhor é perfeito em tudo o que faz e de que não se tratava de castigo ou pecado passar por tudo aquilo, mas se estávamos passando é porque era para nós e ainda que nos doa, aceitamos o desafio. Que a vontade do Senhor seja feita em nós!


Obrigada Senhor, por tudo!




Comentários

  1. Naila querida...
    Eu não imagino a preocupação e a tensão que viveu nesses meses! Ainda mais, quando são nossos filhos, aí a coisa triplica de tamanho!Senti vc um pouco preocupada, mas não pensava que seria a Eloá...
    O mais importante é que vc sempre confiou em nosso Deus e Ele sempre esteve contigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sensação que tenho hoje é de ter cumprido o propósito do Senhor! Foram dias difíceis mas em todos o Senhor esteve conosco. Sim as vezes era difícil de não externar nossa preocupação mas agora já passou. Confiar e esperar no Senhor foi a decisão mais sábia que já tomei em toda minha vida e hoje vejo que sim, Valeu a Pena esperar no Senhor! Vivi momentos incríveis e únicos que o tempo jamais poderá me roubar. Obrigada pelo Carinho Paty, que o Senhor abençoe plenamente sua vida!

      Excluir

Postar um comentário