Pular para o conteúdo principal

A Translucência Nucal

Depois da ultima consulta com a obstetra no dia 05/12/16 saí com o pedido da Ultrassom TRANSLUCÊNCIA NUCAL. Não quis esperar muito e ao chegar em casa tratei logo de marcar. Tínhamos intensão de fazer Chá Revelação e como era cedo para saber o sexo do bebê não me preocupei em levar alguma amiga. Marquei o exame para o dia 28/12/16 às 14h20, jamais me esquecerei dessa data. Na semana do Natal ficamos juntos com meu irmão e minha cunhada, as vezes dormiam em nossa casa outrora dormíamos na casa deles. E assim fizemos do dia 27 para 28/12, dormimos na casa do meu irmão. Eu estava muito tranquila quanto ao exame em relação ao sexo do bebe, sinceramente não fiquei nenhum pouco ansiosa quanto a isso, mas eu queria muito ver nosso bebezinho que agora estava todo formadinho. No dia 28/12 saí com minha cunhada para comprarmos creme de cabelo pois ela não estava muito satisfeita com seu cabelo achava que era por causa da gravidez, ela também estava grávida com 5 meses de seu primeiro filho. Eu apesar de acompanhá-la, por dentro não via a hora de irmos para ultra. Esse dia foi tão corrido, saímos de casa atrasados e eu com um frio na barriga e não comentei com ninguém, mas ao mesmo tempo que eu queria fazer eu já não queria, vai entender cabeça de mulher. Era 14h00 e não estávamos nem na metade do caminho, liguei para a clinica e disse que chegaria atrasada, a atendente muito simpática disse que estava aguardando e que eu faria o exame mesmo atrasada... Agradeci e continuamos no caminho. Ao chegar na clinica minha sogra já estava nos aguardando, estavam comigo, meu esposo, meus filhos(Hadryan e Yasmin), minha cunhada e meu irmão. Nossa, o frio na barriga era cada vez mais intenso, entrei na clinica fiz o cadastro e aguardei uma paciente sair da sala e eu já era a próxima. A atendente nos conduziu a sala, eu deitei, meu esposo sentou do meu lado e os demais ficaram de pé. O Doutor nos cumprimentou e iniciou o exame. Ficamos rindo tando quando vimos o bebê todo formadinho, tentando identificar o que era oquê rsrs, e o médico não falava nada e ele olhava de um lado e olhava do outro e enfim disse algo:
Médico: "Você sabe para que serve a Translucência Nucal?"
Eu respondi na minha ignorância: "É para saber se o bebê tem síndrome de Down."
Médico: "Não é para diagnosticar mas para ver se a possibilidade do beber ter algum tipo de síndrome ou outros problemas."
(Nesse momento ficamos todos com os olhos arregalados e eu perguntei:)
EU: "Mas está tudo bem com o bebê?"
Médico: "Então, temos um probleminha aqui, tá vendo isso aqui (ele focou na parte da nuca do bebê) é a translucência Nucal do Bebê o normal tem que está até 2,4mm e a do seu bebê está 9,0mm."
Meu Deus, eu já não ouvia mais nada do que ele falava. Me recordo da minha cunhada perguntando alguma coisa a ele e não vou saber informa o que era, é como se eu não estivesse mais naquela sala. Meu esposo me disse depois que ele quase desmaiou quando o médico falou o que estava acontecendo. Eu não tinha mais o que perguntar pois não tinha noção alguma desse exame então não sabia o que falar. Eu só sabia olhar para o monitor e ver meu Bebê mas não conseguia sorrir ou festejar em nada. Percebi o médico olhando com muita frequência para o coração do Bebê mas não falou nada a respeito. Meu esposo segurou em minha mão com força e eu não sabia o que pensar. Meu irmão falava calma não é nada, vai dar tudo certo!
Minha cunhada em pé em minha frente me olhava assustada e perguntava ao médico mas eu não sei dizer o quê. Minha sogra ali com meus filhos todos sem saber o que falar. Terminado o exame fui para a recepção, me segurando para não chorar mas não consegui por muito tempo, desabei no choro. Todos ali me dando força e meu esposo me perguntou se eu não sabia o que significava, como costumo pesquisar no Dr Google para tudo, por incriável que pareça isso eu não pesquisei. Peguei o laudo nas mãos e fui logo lendo, não entendia nada mas tinha umas orientações ali para realização de estudo citogenético e um ecocardiograma Fetal, eu não fazia ideia o que era aquilo. Eu entrei no carro arrasada e chorava muito, minha cunhada me dando muita força e meu filho me disse: "Mãe em Nome de Jesus meu irmão ou irmã não terá nada". Eu parei de chorar para poder consolá-lo. Meu Deus! que dia foi esse. Passamos em outro Hospital pois minha mãe estava internada mas não quis vê-la, eu estava com o rosto inchado de chorar e não queria falar com ninguém a respeito do ocorrido, aliás foi a primeira coisa que pedi a todos... Não falem com ninguém sobre o exame, e assim todos fizeram. A caminho de casa começamos a ler um pouco pelo celular, não achávamos nada que nos acalmasse daquela tormenta. Enfim em casa, o que fizemos foi pegar o computador e pesquisar sobre o assunto Translucência Nucal alterada, aumentada e etc... Cada coisa que víamos e a preocupação aumentava. Aprendemos que a TN(Translucência Nucal)era um marcador, Ok então! Quais os marcadores que aparecem além da TN nos perguntávamos.
Nossa, nos familiarizamos muito com o assunto. Só a TN não dizia nada mesmo sendo tão alta e na ultrassom não tinha nada a mais. Vimos que era importante a presença do Osso Nasal, fomos ver se tinha na nossa... Glórias a Deus! Tinha Osso Nasal presente.
Continuamos a ler, e ler e era cada vez mais desanimador devido ao tamanho da TN. Vimos que a presença de uma artéria umbilical apenas era um marcador, e novamente voltamos ao exame e não vimos nada sobre artéria Umbilical, e agora, será que tem alguma coisa de errado?! Mesmo assim continuamos a ler... Vimos alterações físicas e cromossômicas nas pesquisas. Senhor, não acreditávamos naquilo tudo. Eu só sabia chorar e chorar de tanta preocupação, afinal não sabíamos o que estava por vir. De Repente caí em um arquivo que dizia quanto maior o número da TN maior as chances de alterações cromossômicas ou de ter perca do Bebê. Foi muito doloroso ler essas coisas, pois nosso Bebê sempre foi muito desejado e não podia imaginar perder meu Bebê. 
Foi um baque muito grande pra nós, sinceramente não sabíamos ao certo o que estávamos sentindo. Acho que todo pai e mãe que descobre uma gravidez não quer ouvir a palavra SÍNDROME, e conosco não foi diferente mas precisávamos encarar tudo de frente, afinal passaria ser uma realidade em nossas vidas essa possibilidade. Amém, o Senhor nos permitiu passar por isso então vamos passar confiando nEle sempre, sabemos que ele vai dar a vitória.
Vimos sobre possíveis síndromes e eram elas:
Trissomia 21 (Síndrome de Down)
Trissomia 18 (Síndrome de Edward)
Trissomia 13 (Síndrome de Patau)
Não acreditávamos naquilo tudo. Fomos ver as características para cada uma delas, e todas tinham uma TN alterada e outros marcadores e não tínhamos mais nada além da TN o que acabou sendo um alívio pra nós. Mas como fazer para saber se tem ou não alteração cromossômica? Lemos sobre biópsia do liquido amniótico(amniocentese), um exame invasivo onde se insere uma agulha guiada por ultrassom dentro da barriga com objetivo de coletar um certo volume de liquido aminótico para analise, tendo 1% de chances de aborto. Um exame caro na faixa de R$2.500,00 (Procedimento de coleta e análise), não custeado pelo SUS aqui na cidade de Vitória - ES o que é um absurdo. Enfim, tive conhecimento disso tudo por meio de pesquisa na internet, então me antecipei em muitas coisas desnecessariamente por falta de informação por meio de um profissional(Médico). Tenho uma opinião a respeito desse exame da TN mas não vou expressar aqui. A única coisa que digo é se você for fazer esse exame um dia, se informe com o seu médico, tire todas suas duvidas a respeito. E Você que é ginecologista/Obstetra passe todas as informações para sua paciente, parece desnecessário mas não é. Todas as mulheres que conheci e que fizeram esse exame não entendiam qual a finalidade. É melhor o conhecimento vir de uma fonte direta e confiável(o médico) do que a paciente colher essas informações em sites como eu fiz. Meu erro foi não perguntar a médica qual era a finalidade do exame, e assim vejo um erro dela em não ter me informado para o que servia o exame mesmo sem eu perguntar, se caso desse alteração o que significava e coisas do tipo. Enfim, tive conhecimento da pior maneira possível pois já tinha visto tudo e mais um pouco, minha mente estava extremamente atordoada com todas aquelas informações. Em um desses artigos diziam que quando confirmado que a síndrome que o bebê tenha seja incompatível com a vida por meio judicial os pais tem direito ao aborto. MEU DEUS!!!!!! 
Quando li isso eu chorei mais ainda e falava com meu esposo: "Como um pai ou uma mãe tem coragem de abortar um bebê que está com seu coraçãozinho batendo ali, se mexendo a todo momento, como pode?" 


Logo eu disse a ele e graças a Deus nós sempre compartilhamos das mesmas opiniões e decisões, eu assim falei: "Amor eu não vou correr o risco de perder nosso Bebê, mesmo sendo 1% de chance eu não vou correr esse risco(fazer a amniocentese), se o Senhor quiser interromper a gestação Ele é quem vai fazer, independente do que seja, se for para nosso Bebê nascer com síndrome, malformação, viver por minutos ou horas assim vai ser, eu jamais tiraria um filho por ter Síndrome ou não". Todas essas informações e decisões em apenas algumas horas, não havíamos mostrado a nenhum médico, isso já era a noite do dia 28/12/16 uma quarta-feira que jamais esqueceremos. Aquele final de semana passei com meu irmão e minha cunhada, fomos a praia para nos distrairmos um pouco pois nossa cabeça estava a mil. Compartilhamos com eles o interesse de repetir a TN na segunda-feira pois estava dentro do prazo para se fazer. Marquei para segunda-feira às 09h00 em outra clinica com outro médico, não que o primeiro não fosse bom, aliás o Primeiro é um dos melhores daqui, queríamos mesmo um novo exame com quem sabe um novo resultado. Entrei em um conflito comigo mesma de como eu iria orar. Eu nenhum momento estava rejeitando meu Bebê quando chorava, mas dentro de mim tinha medo de passar essa sensação para o Bebê. Se Deus permitiu isso, será que é errado orar pela cura? Mas que cura Náila, você não sabe o que o Bebê tem. Eu questionando comigo mesma. Por muitos momentos eu não sabia como orar. Mas vou contar em outro post. Chegou o dia do novo exame e fomos como se fossemos fazer pela primeira vez. O médico não nos fez nenhuma pergunta apenas nos cumprimentou e iniciou o exame. Ele estava com os olhos fixado na tela e tentava o melhor ângulo para ver o Bebê, mas nosso bebê não ajudava muito então muito simpático pediu que eu comesse e andasse um pouco para o Bebê virar e ele ter uma melhor visualização, e até esse momento ele não mencionou nada da TN. Ufa, que alivio! assim pensamos, então fiz o que ele me pedia. Novamente ele iniciou o exame e logo perguntou se eu era diabética, e eu disse que não. Perguntei o porquê da pergunta e se estava tudo bem. Ele nos disse que a TN do Bebê estava alterada e que diabetes na gestação podem levar o aumento da TN. Bom, não ficamos surpresos sobre a TN mas tínhamos o que perguntar e foi uma enxurrada de perguntas kkkk, e ele super cauteloso não quis aprofundar o assunto e disse que ele não poderia falar muito pois não era capacitado para tal e nos indicou outro médico para as próximas ultras e disse que ele poderia tirar todas as nossas dúvidas. Seguindo o exame ele não falava nada mas seus olhos diziam o seguinte: "Como pode, o Bebê está perfeito e a TN tão aumentada?!". Isso que eu e meu esposo sentíamos ao olhar nos olhos dos dois médicos que fizeram a Ultrassom TN. Mais uma vez percebi a insistência em olhar o coraçãozinho do Bebê e eu sempre argumentava com  meu esposo sobre isso e ele sempre me dizia que não era nada e que os batimentos estavam certinhos, não tinha o que eu me preocupar. Amém então, não vou pensar nisso. Exame concluído e dessa vez o tamanho da TN mudou, baixou para 6,5mm ainda permanecia alto mas a confiança que sempre tivemos em Deus era maior que elas. Aquilo que tínhamos para fazer humanamente falando fizemos, e cabia a nós orar e pedíamos ao Senhor sempre forças para lidar com tudo aquilo e que nos guiasse conforme a vontade dEle e desde já pedíamos um Milagre pois algo nos dizia que a batalha não seria nada fácil dali pra frente.

Primeira Translucência Nucal


Segunda Translucência Nucal


Dia na Praia, tentando tirar o foco da situação.
❤ Foi muito bom ❤



Comentários