Pular para o conteúdo principal

Convivendo com o Prognóstico 2

Foram exatos 14 dias de espera até repetir a Morfológica e além da espera foram também dias de pesquisas. Agora além da TN tínhamos outros Marcadores e a tensão só aumentava. Logo que chegamos em casa após a primeira morfológica a princípio eu não queria pesquisar e até disse isso Lorenzo pois de alguma forma aquilo nos preocupava ainda mais, porém se eu não olhasse eu não teria o que perguntar aos médicos então pesquisava assim mesmo. Fomos pesquisar sobre o coração de a cordo com as palavras do médico e lembrávamos dele falando que as artérias deveriam ser cruzadas e na verdade ele as via em paralelo. "Agora Dr Google é com você." Pesquisamos tudo o que imaginar sobre cardiopatia congênita e era cada coisa que meu Deus. Algumas eram "simples" se é que posso dizer assim e outras de alta complexidade mas não encontrávamos nada que se encaixasse com aquela informação mesmo assim não desistimos. Eu pesquisava de um lado e Lorenzo do outro e até que achamos algo que se aproximava daquela informação que se chama Transposição das Grandes Artérias (TGA) ou Transposição dos Grandes Vasos. Já víamos que não era nada simples e que era cirúrgico caso se confirmasse. Ficamos ainda mais preocupados pois se trata do coração, qualquer cirurgia é de risco, agora imagina do coração, e vamos além, coração de um bebê!? Eu não gostava de imaginar, pois a Eloá já teria uma história de cirurgia por conta da Fissura Labial, e se confirmasse também a Fenda Palatina então só acrescentaria ainda mais cirurgias no futuro desta pequena pois o tratamento de Fissura Lábiopalatina se encerra na idade adulta. Como o Doutor pediu o retorno para poder confirmar esse problema então havia esperança de não ter nada no coração da Eloá e eu já pedia a Deus que Ele fizesse a cirurgia antes mesmo de confirmar. No outro dia Fomos na consulta com o Obstetra, cheio de dúvidas e incertezas e o transtorno em relação o médico começava. Quando chegamos no ambulatório no horário marcado que era sempre às 07h00 da manhã, tínhamos a expectativa do médico chegar, porém às horas foram passando e nada dele aparecer. Quando eu perguntava as atendentes sobre o "Dr X", elas me informavam que ele não tinha dito nada se iria ou não e que eu teria que aguardar. Eu nem falava com Lorenzo essas coisas, ele sempre aguardava no lado de fora do ambulatório até eu ser chamada, não comentava pois sempre ficávamos muito estressados com isso tudo. Muitas vezes sentíamos que não davam a atenção necessária ao caso e era sempre desgastante isso tudo. Como de se esperar fui chamada para a consulta e o "Dr X" nada de aparecer. A Médica Residente me atendeu e sempre era muito desgastante essas consultas pois tínhamos que repetir toda a história, era sempre um médico diferente e nesse dia tive que contar desde o início da gestação assim como sobre exames Pré-Natal, pois o sistema deles tinha perdido todos os dados das pacientes e inclusive o meu. Que estress!
Feito todas as atualizações no sistema deles fomos para os exames físicos: IG(Idade Gestacional) 23 semanas e 2 dias, Peso:62,1; PA:100/60, Mov. Fetais: +, 126bpm, AU(Altura Uterina: 21cm. A princípio tudo normal exceto pela altura uterina que deveria acompanhar o numero de semanas ou seja 23cm, não estava abaixo de mais, mas não estava como deveria. Questionei a médica sobre isso e ela nos disse que provavelmente a Eloá era pequena e logo confirmamos que sim, ela era menor para a idade gestacional de acordo com a Morfológica. Informamos que o Dr França não havia nos dado o laudo da Morfológica pois queria ter certeza de algumas coisas, e nesse caso ela não tinha muito o que fazer. Mesmo falando as coisas que ele havia nos dito, ela não poderia nos passar nada. Remarcamos a consulta para o dia 24/03/17 pois um dia antes eu iria repetir a Morfológica. Um detalhe dessa consulta é que o "Dr X" apareceu na hora em que eu estava indo embora. Ficamos tão chateados devido a isso. Não queríamos trocar de médico de novo, pois era sempre desgastante aquilo tudo, todas as vezes tínhamos que narrar nossa história e quando eu pensava que estava avançando então voltávamos no início. Sempre tinha que falar da TN no momento em que eu não queria lembrar mais daquilo, agora minhas preocupações eram outras. Mais uma vez saímos do consultório desmotivados, o choro sempre vinha, muitas incertezas e um pouco de esperança. Com todos os novos achados que também conhecíamos como Marcadores fomos olhar aquilo que não queríamos imaginar confirmar na nossa filha que era a possibilidade de uma Síndrome Genética. A confirmação de Tal síndrome só agravaria nossa situação. Era um conjunto de malformações mais a TN alterada então nas pesquisas vimos que eram características de Trissomia do 13 chamada SÍNDROME DE PATAU que é considerada INCOMPATÍVEL COM A VIDAMesmo sendo incertezas eu procurei pessoas que passaram por essas mesmas situações com seus bebês, e conheci algumas mãezinhas umas aqui de Vitória/ES e outras de São Paulo/SP. Todos os bebês fizeram a cirurgia da TGA e ficaram bem, uns já tem anos e outros ainda meses, mas graças a Deus tudo ocorreu bem. Conversei com as mães do estado de São Paulo e um desses casos era muito semelhante ao meu, pois seu filho teve algumas malformações e suspeitas que minha Eloá tinha, desde Fissura Lábiopalatina, TGA a suspeita de síndrome. Descobri sua história por meio de um blog e fiquei maravilhada com a história de superação desse Bebê e que força essa mãe me passou com seus relatos por meio do blog e em conversas particulares que tivemos, uma pessoa de muita garra, fibra e certeza de que seu filho Venceria e isso me enchia de ESPERANÇA, eu dizia que assim como aquele bebê venceu minha pequena ELOÁ também irá vencer esses desafios. Nossa história não estava sendo nada fácil mas Deus nos permitiu conhecer tantas outras histórias de superação que enchiam cada vez mais nosso coração de Fé e Esperança. Quando um pai e uma mãe descobrem que terão um bebê, eles se preparam para a chegada desse novo membro... Pensam na compra do enxoval, do bercinho, carrinho, roupinhas, chá de Fralda e preparação do quartinho, tudo com o maior amor e carinho. Até tentamos pensar em tudo isso mas precisávamos nos preparar para receber nossa bebê pois tudo indicaria que ela seria um bebê a princípio de UTIN então pensávamos "o que um bebê de Utin usa?", "Será que usa alguma roupinha?", eu só conseguia pensar em como recebê-la no hospital apenas isso, pela cardiopatia só um Milagre do Senhor trazermos ela pra casa. Mesmo tendo uma chance de não confirmar a TGA achávamos difícil que não fosse pela experiência do médico mas nossa maior esperança de não ser estava só em Deus. Tínhamos que nos preparar agora para coisas maiores aos olhos humanos pois para o nosso Deus NADA É IMPOSSÍVEL. Não estamos isentos a nada e pelo contrário, estamos suscetíveis a tudo. Ao contrário do mundo nunca buscamos questionar ao Senhor o porquê destas coisas, sabíamos que o descanso estava por vir. Então permanecíamos confiando em Deus.
"QUANDO TUDO DIZ QUE NÃO, SUA VOZ ME ENCORAJA A PROSSEGUIR"
Nos restava aguardar a Morfológica novamente.

Comentários