Pular para o conteúdo principal

Nunca diga Adeus, diga: Até Breve!

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (João 4:1-3)
Essas são palavras do Senhor, promessas de Jesus para cada um de nós e debaixo desta promessa digo para você: Nunca diga Adeus, diga: Até Breve! Trilhar esse caminho não foi fácil, não tínhamos um manual para nos dizer como agir diante de tamanho sofrimento... Não sabíamos como seria acordar todos os dias, não sabíamos como nos olhar sem que a emoção nos tomasse por completo, não sabíamos como viveríamos sem um pedacinho nosso; E naquela manhã de domingo, um domingo de chuva, com uma brisa leve e fria que tocava nossos rostos marcados pela dor... Um colo vazio, um buraco em nosso peito, uma dor que não sei se posso descrever com palavras. Com tudo, eu pude presenciar o nascer do sol com seus raios adornando o horizonte, pude contemplar a beleza da criação, pude respirar fundo e ver as misericórdias do Senhor se renovando em nossas vidas como os raios de sol nascem a cada manhã. Eu, Lorenzo e as crianças nos preparamos para vermos nossa pequena agora sem fôlego de vida, um momento que faríamos juntos, porém não de forma particular, pois, decidimos compartilhar esse momento com nossos familiares e amigos. Quantas coisas passaram pela minha cabeça, tantas lembranças de todos aqueles dias no hospital, tantas lembranças de uma gestação com muitas incertezas, tanto arrependimento de não ter curtido mais, tanta frustração por muitas vezes não conseguir curtir a gestação devido as preocupações, tantas vezes que eu disse: "Não vejo a hora dela nascer e esquecer essas preocupações." mas eu não esperava ela nascer de forma prematura mesmo com todas as negativas sobre ela, e quando ela nasceu, cada minuto com ela era muito precioso. Seus dias foram como a neblina que de repente desaparecem diante dos nossos olhos. Ela chegou e em poucos dias se foi. Como eu desejei tê-la comigo para sempre, como que eu desejei que o tempo parasse de correr; O seu tempo aqui foi curto, foi especial, foi intenso, foi único e lindo! Com nosso coração despedaçado saíamos de casa para a vermos pela última vez. Sensação difícil de descrever, aqui tentando encontrar as palavras certas não consigo achar... Iremos sempre nos compadecer com a dor de uma mãe e um pai que perdeu seu filho independente das circunstâncias, mas de fato só entende a dor de uma mãe e um pai enlutados aquele que já o vivenciou um dia. Uma mulher quando perde seu marido ela fica viúva; o filho quando perde seus pais ele fica órfão... O que dizer para pais que perderam seus filhos? Eu não encontro nenhuma palavra capaz de nomear, apenas digo: "Não há palavra que possa descrever tamanha dor!" Antes de irmos ao funeral, tínhamos que passar no cartório para fazer a certidão de óbito da Eloá. Cada segundo que antecedia a sua despedida era uma tormenta. Na sexta-feira tínhamos registrado nossa pequena, e agora dois dias depois registraríamos o seu óbito. Sensação de completo vazio, cada passo como se eu não estivesse nesse plano. Meu olhar transmitia serenidade, certeza de um Deus conosco. Ainda assim, com uma dor imensurável dentro de mim. Eu declarei a morte da minha filha em seu registro de óbito, e isso não me deixou mais forte, não me fez uma pessoa diferenciada, mas me mostrou que sem Deus não sou nada! Entenda, não quero que você sofra o que sofri naquele dia lendo nossos relatos, que apenas se emocione com mais um momento triste aqui contado; Assim como o blog tem como Título: Eloá - Uma História de Fé, te convido a ter uma visão de Fé! Fé em um Deus que fortalece o cansado e da grande vigor ao que está sem forças(Isaías 40:29). Assim estávamos naquela manhã, sem força alguma e completamente cansados, porém, crendo em um Deus que fortalece, e era por meio da força de Deus que conseguíamos estar ali. A caminho do cemitério eu recebia algumas ligações de parentes e amigos falando palavras de apoio. Um desejo daquele caminho ser ainda mais longo do que já era. Estávamos indo a caminho da maior dor para um pai e uma mãe e ainda tínhamos que cuidar do coração das nossos outras crianças. Nossos filhos estavam arrasados, pois, eles estariam enterrando muitos planos para com a sua irmãzinha. Um situação que eu não conseguia resolver sozinha... Como sou grata a Deus pelos amigos que ali estavam, minha família ali reunida e nos acolhendo não só a nós pais, mas também as crianças que também sofreram conosco todo o processo. Chegamos cedo para resolver toda parte burocrática e ali já estavam minha sogra e meu sogro. Com abraços fomos recebidos, nesse momento faltavam as palavras. O olhar compassivo dizia muito mais que palavras, isso nos bastava. Enquanto aguardávamos seu corpinho chegar, eu observava cada canto daquele cemitério... Pensava no milagre da ressurreição, imaginava o espanto que ficariam todos, como eu queria que isso tivesse acontecido. De fato ali eu estaria enterrando todos os meus planos com a Eloá e isso me consumia por completo. Não imaginávamos tantas pessoas em sua despedida, parentes e muitos amigos foram nos apoiar. Ali com alguns eu contava como foi o dia anterior, eu chorava, eu me alegrava em lembrar dos momentos preciosos que eu e Lorenzo tivemos com a Eloá no decorrer daquela semana. A Funerária acabou atrasando... para alguns uma demora, para mim uma momento a menos de sofrimento. Eu sempre ficava bem próxima da capela onde ela ficaria, eu conversando com algumas pessoas, Lorenzo com outras até que me aproximei dele e peguei em sua mão e perguntei se a funerária estava chegando, e logo ele disse que sim. Ficamos juntos ali até que vi as pessoas nos olhar mais profundamente e vi meu sogro carregando o seu caixão para a capela. Com passos ainda mais lentos, nos dirigíamos ao nosso último encontro nesse mundo. Quando chegamos perto da nossa filha, já totalmente fria, eu Náila, senti como se meus ossos estivessem sendo quebrados um a um. Eu e Lorenzo registramos cada detalhe daquele momento em nossa memória. Eloá estava Linda... Parecia que estava apenas dormindo e que a qualquer momento iria chorar para que eu pudesse dar de mamar. Muitos vieram e nos abraçaram, choraram conosco. Amigos de perto, amigos de longe cada um a seu modo de reagir. Alguns me disseram: "Imaginei chegar aqui e te encontrar acabada, mas você está plena." com um sorriso no rosto eu respondia: "É Deus!". Muitos ali chegaram sem nenhuma esperança, sem respostas, arrasados, porém nós tínhamos a Esperança em nós: JESUS! Jesus foi a nossa força, nEle tínhamos as respostas e Ele é a Esperança de um dia podermos encontrar nossa filha novamente, e será Para Sempre. Nossos filhos conheceram a irmã ali. O Hadryan chorava muito, precisou muito ser amparado. Yasmin e outras crianças ficavam ao redor da Eloá admiradas com a beleza e tamanho dela. Demos tempo para que todos pudessem conhecê-la, não era a forma que queríamos apresentá-la as pessoas, mas assim quis o Senhor, apenas aceitamos. Meus amigos do Ministério de Louvor da minha igreja a qual eu faço parte, estavam presentes ali. Fui até minha Líder e Amiga Fernanda e pedi dois Louvores. Eu queria honrar a Deus naquele momento... Um louvor foi: Grande é o Senhor; um louvor que o Lorenzo é apaixonado, e engrandecer o nome do Senhor com esse louvor foi meu desejo naquele dia. O outro louvor foi: Sonhos de Deus; eu sabia que os Sonhos dEle era muito maior do que poderíamos imaginar e foi a canção que o Senhor muitas vezes ministrou ao meu coração, e também a música  que cantei para Eloá antes dela partir para o Pai celestial. E assim a Fernanda fez, ao meu pedido junto com todos ali cantamos essas canções ao Senhor. Foi um dos momentos mais lindos que já vivi em minha vida. A Presença do Senhor enchendo nossos corações com sua força e alegria era real naquele lugar. Foi o funeral mais lindo que já presenciei. Tinha sofrimento, mas também tinha muito Amor e Gratidão a Deus. Passarão meses e e anos, e sempre que eu me lembrar daquele dia, lembrarei com Gratidão ao Senhor. O Pastor deu uma breve palavra para nós os vivos, uma reflexão de como a vida é breve... Trouxe para nós aquela pergunta: Onde você passará sua Eternidade? Eloá, um bebê que veio e logo se foi, e não temos dúvidas de onde ela está agora, que é nos Braços do Pai. Como mãe o que  me conforta é saber que ela já está com Cristo, sem dor, sem sofrimento, e que por meio de Jesus iremos nos reencontrar na Glória. Enquanto o pastor falava, eu apenas a observava ainda mais. Era chegado o momento de nos separarmos... Eu e Lorenzo de frente para o seu caixão a acariciamos, a amamos, nos despedimos, a beijamos... Com as vozes cantando Serás Sempre Deus, caminhávamos por aquele lindo jardim. Sim, um lindo jardim! E cada passo em concordância com aquela canção, seguíamos... "Serás sempre Deus, e sempre me amarás; não desampararás e nem desistirás. Ainda que a dor me diga que não, sei que é por amor... Estás me ensinando que sempre és Deus." Tudo preparado; o dia, as pessoas presentes, o local, as canções, a palavra e nossos corações; o Senhor preparou tudo com beleza de detalhes; escolheu a data da sua partida e a data de sua despedida. Escolheu quem seguraria em nossas mãos. O Senhor preparou tudo! Não temos motivos para questionar, não temos o porquê fazer isso. O Senhor foi zeloso, foi de grande misericórdia, foi de um cuidado imensurável conosco. A história da Eloá terminou ali, mas a nosso história com nossa filha não terminará aqui... Temos uma longa caminhada para percorrer, um grande caminho a se trilhar. Todos os dias damos um passo de Fé, vamos escrevendo com o Senhor nossa História de Fé. Lembra que eu disse que meus planos com a Eloá seriam enterrados ali? Pois bem, os meus Sonhos com ela, jamais enterrei naquele cemitério. Meus sonhos são tê-la em meus braços com vida, sem dor, sem sofrimento e eu tenho plena convicção de que por meio de Cristo, o ressurreto, eu a terei novamente em meus braços... Porque Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". (Apocalipse 21:4) Diante disso eu não digo Adeus, digo: Até breve Eloá! Um dia, breve, muito em breve o Senhor voltará e Ele fará nova todas as coisas. Um dia dissemos: "Eis-nos aqui Senhor!" e diante disso Ele tem nos ensinado com todas as situações em nossas vidas... Aprendemos a confiar, a descansar sobre a sua palavra. Sentir saudades é inevitável, mas tudo isso aqui será passageiro. Um dia não mais nos lembraremos de todas essas coisas pois, o Senhor escreverá uma nova história para nós. Você que acompanhou toda nossa história e por muito tempo não encontrou saída para o seus problemas... Saiba que Jesus é o único caminho, sem Ele não chegaremos a lugar algum; sem Ele, não seria possível suportar cada palavra negativa, cada diagnóstico, cada momento de dor. Muitas vezes Ele não nos tirará do meio da tempestade, e sim, nos livrará em meio a tempestade. Assim foi conosco. Seguiremos cantando e contando os feitos do Senhor em nossas vidas. Espalhando o Amor com o mesmo Amor que recebemos do Senhor. A cada dia uma nova oportunidade de desfrutar dos Sonhos do Senhor para nossas vidas. Seguiremos Sonhando e continuaremos a gerar os Sonhos de Deus em nós. Eloá Será para Sempre o Sonho Perfeito de Deus que tivemos o privilégio de gerar. Gratidão sem tamanho! Em nossos corações uma saudade imensurável, em meu corpo uma cicatriz que sempre nos fará lembrar do cuidado do Senhor, marcas de seu amor... Amor esse que nos ensinou a dizer todos os dias: "Nunca diga Adeus, diga: Até breve!"


Aqui não é o Fim!

Comentários